O 1º dia do evento levou à praça cerca de cinco mil pessoas para assistirem aos shows de Hamilton Faria Quarteto, Fonograma Jazz Quarteto, Filó Machado Sexteto, Jack Will Trill convida Tim Fernandes e Naldo Luiz, e ainda Nivaldo Ornelas convida Toninho Horta.
Hamilton Faria Quarteto abriu a noite pontualmente às 18h com a maestria e experiência de quem já tocou Fusion Jazz com brasileiros, latinos e americanos.
Na sequência, os clássicos do Jazz dos anos 30 a 60, interpretados de forma muito particular com referências a outros estilos pelo Fonograma Jazz Quarteto, trouxeram ainda mais charme à praça que ganhou uma decoração caprichada com instrumentos antigos e iluminação cênica cuidadosamente pensada para valorização do patrimônio histórico.
Já a terceira e uma das mais aguardadas apresentações da noite, a de Filó Machado Sexteto, levou o público ao delírio. Além do apuro técnico que fazem do grupo representantes do Jazz brasileiro no mundo, juntos no palco Filó e seu neto de apenas 12 anos tocaram profundamente a plateia com um repertório e execuções primorosas.
Depois da emoção, o calor da sanfona de Naldo Luiz – convidado junto com o saxofonista Tim Fernandes da Jack Will Trill – aqueceu a noite do mês de aniversário da cidade num show de improvisações de estilos musicais que não perdem a identidade brasileira nem por um segundo. Jack Will Trill foi ovacionada ao iniciar seu show com uma homenagem ao grande cantor e compositor brasileiro, Luiz Melodia (falecido ontem).
E para selar a 1ª noite do Fundinho Festival, o show dos mestres Nivaldo Ornelas e Toninho Horta hipnotizou o público, conectando-o com o melhor Cool Jazz feito no Brasil.
Veja alguns depoimentos de quem esteve presente:
“Moro no Bairro Fundinho há mais de 10 anos e nunca vi um evento como este: muito bem organizado e com música de tão boa qualidade. Meus sinceros agradecimentos à organização e patrocinadores sem os quais isso aqui não seria possível” – Orlei Moreira (jornalista)
“Sou de Ribeirão Preto e vim hoje para Uberlândia com minha esposa especialmente para o Fundinho Festival. Esse evento está excelente. O Brasil precisa de iniciativas como esta” – Ricardo Garcia (Engenheiro Químico)
“É maravilhoso ter acesso à música de boa qualidade, como o Jazz e o Blues. O Fundinho Festival é realmente um presente para Uberlândia. Espero que perdure” – Regina Crosara (professora de Biologia)
“Foi uma noite muito especial. Um evento como este é coisa rara no Brasil. Vida longa ao Fundinho Festival” – Nivaldo Ornelas (músico)
“Noite maravilhosa, incrível. Quem disse que não temos público para música instrumental? Estou muito feliz de ter tocado para este público maravilhoso. Estou me sentindo nas nuvens pelo que aconteceu aqui esta noite. Faço votos de que o Fundinho Festival não esmoreça” – Filó Machado (músico)
Outras informações: Michele Borges / michele@cicloascom.com
(34) 9.9630-8242 / www.cicloassessoria.com